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Combinado entre founders: como criar uma parceria de sucesso

Encontrar o que é importante para cada um dos fundadores é premissa para evitar muita dor de cabeça no futuro

Uma das razões mais comuns para negócios morrerem é briga entre os fundadores.

O CB Insights, principal fonte de dados sobre Venture Capital, atribui 21% das mortes de startups a esse desalinhamento - 14% por não ter o time correto e 7% por pura desarmonia.

Eu acho que pode ser bem mais do que esse percentual. Quando a coisa azeda, você encontra qualquer outro motivo para encerrar a relação.

É o velho e nem tão bom “o problema não é você, sou eu”. Ou o contrário.

Há também o grande número de negócios que capengam e sofrem porque perderam uma pessoa chave, ou que precisam comprar a participação de um sócio que saiu da operação, ou que simplesmente não evoluem porque cada pessoa tá puxando para um lado.

É raro, mas acontece sempre.

E a gente não queria que acontecesse aqui no Growth Insight.

Nem eu (Collins) e nem o Witt temos muito tempo a perder. Então precisamos alinhar os ponteiros para essa parceria.

👀 TL; DR - Um resumo do que você vai ler

- Como founders alinham os ponteiros

- Porque isso é importante para o negócio

- Como nós fizemos isso

- Expectativas de cada um para o projeto

Combinar bem para não ter braço de ferro.

Criar esse negócio aqui leva tempo, dá trabalho, consome massa encefálica, contribui para os cabelos brancos e põe a nossa reputação em jogo. Vários fatores jogam contra uma nova empreitada.

  • Somos dois diretores de marketing que trabalham muito no “negócio principal”, com agenda agitada e bastante esforço.

  • Somos dois pais dedicados, cada um com uma cria que demanda muita energia e carinho (e não abrimos mão disso).

  • Somos dois nerds que adoram qualidade e conteúdo profundo - coisa que demora e você não consegue fazer em cinco minutinhos.

  • Somos dois caras que não conseguem viver com o fato de começar algo e deixar morrer por falta de tempo, vontade ou foco.

  • A gente é amigo, e isso pode contar a favor quando as coisas estão boas, ou contra quando o caldo azeda - inclusive rompe amizade.

  • Há quem diga que ambos têm problemas severos de atenção e que precisam se cobrar ou re-encantar com algo sempre.

  • Os dois são Felipe’s e gostam de sneakers. Não sei como isso correlaciona com os anteriores nem nada, mas é verdade.

Isso aqui é legal demais pra morrer por bobagem.

E vai virar um business bem legal baseado em conteúdo.

Então seguimos um template simples de alinhamento entre sócios, que eu vi lá no Hampton - comunidade para empreendedores ricos criada pelo Sam Parr (o mesmo que vendeu o The Hustle para o Hubspot) e pelo Joe Speiser (empreendedor com 3 exits multimilionários nas costas).

Compartilhamos um Google Docs com os seguintes intertítulos, seguidos de respostas que não ultrapassaram oito bullets de uma ou duas linhas:

  • O que é importante para mim

  • O que eu penso de um projeto de conteúdo

  • O que eu não quero

  • Como é trabalhar comigo

Aqui o documento quase na íntegra (tem informação que vou ocultar por privacidade nossa).

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