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Combinado entre founders: como criar uma parceria de sucesso
Encontrar o que é importante para cada um dos fundadores é premissa para evitar muita dor de cabeça no futuro
Uma das razões mais comuns para negócios morrerem é briga entre os fundadores.
O CB Insights, principal fonte de dados sobre Venture Capital, atribui 21% das mortes de startups a esse desalinhamento - 14% por não ter o time correto e 7% por pura desarmonia.
Eu acho que pode ser bem mais do que esse percentual. Quando a coisa azeda, você encontra qualquer outro motivo para encerrar a relação.
É o velho e nem tão bom “o problema não é você, sou eu”. Ou o contrário.
Há também o grande número de negócios que capengam e sofrem porque perderam uma pessoa chave, ou que precisam comprar a participação de um sócio que saiu da operação, ou que simplesmente não evoluem porque cada pessoa tá puxando para um lado.
É raro, mas acontece sempre.
E a gente não queria que acontecesse aqui no Growth Insight.
Nem eu (Collins) e nem o Witt temos muito tempo a perder. Então precisamos alinhar os ponteiros para essa parceria.
👀 TL; DR - Um resumo do que você vai ler
- Como founders alinham os ponteiros
- Porque isso é importante para o negócio
- Como nós fizemos isso
- Expectativas de cada um para o projeto
Combinar bem para não ter braço de ferro.
Criar esse negócio aqui leva tempo, dá trabalho, consome massa encefálica, contribui para os cabelos brancos e põe a nossa reputação em jogo. Vários fatores jogam contra uma nova empreitada.
Somos dois diretores de marketing que trabalham muito no “negócio principal”, com agenda agitada e bastante esforço.
Somos dois pais dedicados, cada um com uma cria que demanda muita energia e carinho (e não abrimos mão disso).
Somos dois nerds que adoram qualidade e conteúdo profundo - coisa que demora e você não consegue fazer em cinco minutinhos.
Somos dois caras que não conseguem viver com o fato de começar algo e deixar morrer por falta de tempo, vontade ou foco.
A gente é amigo, e isso pode contar a favor quando as coisas estão boas, ou contra quando o caldo azeda - inclusive rompe amizade.
Há quem diga que ambos têm problemas severos de atenção e que precisam se cobrar ou re-encantar com algo sempre.
Os dois são Felipe’s e gostam de sneakers. Não sei como isso correlaciona com os anteriores nem nada, mas é verdade.
Isso aqui é legal demais pra morrer por bobagem.
E vai virar um business bem legal baseado em conteúdo.
Então seguimos um template simples de alinhamento entre sócios, que eu vi lá no Hampton - comunidade para empreendedores ricos criada pelo Sam Parr (o mesmo que vendeu o The Hustle para o Hubspot) e pelo Joe Speiser (empreendedor com 3 exits multimilionários nas costas).
Compartilhamos um Google Docs com os seguintes intertítulos, seguidos de respostas que não ultrapassaram oito bullets de uma ou duas linhas:
O que é importante para mim
O que eu penso de um projeto de conteúdo
O que eu não quero
Como é trabalhar comigo
Aqui o documento quase na íntegra (tem informação que vou ocultar por privacidade nossa).