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Estratégia de PR e imprensa: como fazer e como NÃO fazer [Deep Dive]
Falamos com experts de redação, empresas e agências para te dar um manual completo tático e estratégico
Não existe nenhum PPT de estratégia de marketing ou comunicação para o ano que não envolva “PR”, “Relações Públicas”, ou “Assessoria de Imprensa”.
Todo mundo quer aparecer na mídia. Lógico.
É um veículo de comunicação emprestando a credibilidade para a sua marca, produto ou executivo, e falando com uma audiência que muito provavelmente você quer atingir.
Já estive dos três lados desse ecossistema: cliente, agência e redação. Mas quis ir mais longe do que apenas o meu conhecimento permite.
Então, eu voltei aos meus princípios jornalísticos - para quem não sabia, antes de me aventurar por Marketing eu me formei em Jornalismo pela Cásper Líbero e trabalhei em redações como UOL, Terra e Gazeta Esportiva - para entrevistar profissionais muito melhores do que eu nessa competência.
Selecionei pessoas de cada perfil, entre empresas, agências e redações. Só gente fera e que efetivamente entende do que está falando. São eles:
Empresas
Daniela Bertocchi, diretora de comunicação e PR da Afya
Claudia Goes, diretora de comunicação da Microsoft Brasil
Guga Pecciaco, Comms e PR Manager da Infor
Diretor de comunicação de uma fintech global que já levantou um Series C, que não pôde se identificar por políticas da companhia
Redações
Gustavo Brigatto, fundador e editor-chefe do Startups.com.br
Danylo Martins, sócio e co-fundador do Finsiders Brasil
Marcos Bonfim, repórter sênior da Exame
Leo Branco, editor da Exame
Agências
Ludmilla Amaral, Sócia e Co-CEO na VCRP
Gabriel “Agá” Ferreira, expert em reputação e ex-diretor da Pine PR
As perguntas tinham um fio condutor em comum, e eu consegui encontrar alguns aprendizados bem importantes que vou descrever nas próximas linhas, juntando o que eu entendi de melhor que a turma acima falou com algumas experiências pessoais.
Vamos?
Inclusive, se você gostou desse tipo de edição, me responde esse e-mail. Se eu tiver mais de 10 respostas, começamos uma série de deep dives por canal ou tática de marketing: eventos, conteúdo, mídia paga, etc etc etc. Depende de você ;)
👓️Tempo de escrita: 10 horas (+ as entrevistas)
✍️Tempo de leitura: 27 minutos
📰Na última edição: 3 ideias para competir contra grandes empresas 🦍