• Growth Insight
  • Posts
  • Estratégia de PR e imprensa: como fazer e como NÃO fazer [Deep Dive]

Estratégia de PR e imprensa: como fazer e como NÃO fazer [Deep Dive]

Falamos com experts de redação, empresas e agências para te dar um manual completo tático e estratégico

Não existe nenhum PPT de estratégia de marketing ou comunicação para o ano que não envolva “PR”, “Relações Públicas”, ou “Assessoria de Imprensa”.

Todo mundo quer aparecer na mídia. Lógico. 

É um veículo de comunicação emprestando a credibilidade para a sua marca, produto ou executivo, e falando com uma audiência que muito provavelmente você quer atingir. 

Já estive dos três lados desse ecossistema: cliente, agência e redação. Mas quis ir mais longe do que apenas o meu conhecimento permite.

Então, eu voltei aos meus princípios jornalísticos - para quem não sabia, antes de me aventurar por Marketing eu me formei em Jornalismo pela Cásper Líbero e trabalhei em redações como UOL, Terra e Gazeta Esportiva - para entrevistar profissionais muito melhores do que eu nessa competência

Selecionei pessoas de cada perfil, entre empresas, agências e redações. Só gente fera e que efetivamente entende do que está falando. São eles:

Empresas

  • Daniela Bertocchi, diretora de comunicação e PR da Afya

  • Claudia Goes, diretora de comunicação da Microsoft Brasil

  • Guga Pecciaco, Comms e PR Manager da Infor

  • Diretor de comunicação de uma fintech global que já levantou um Series C, que não pôde se identificar por políticas da companhia

Redações

Agências

As perguntas tinham um fio condutor em comum, e eu consegui encontrar alguns aprendizados bem importantes que vou descrever nas próximas linhas, juntando o que eu entendi de melhor que a turma acima falou com algumas experiências pessoais. 

Vamos?

Inclusive, se você gostou desse tipo de edição, me responde esse e-mail. Se eu tiver mais de 10 respostas, começamos uma série de deep dives por canal ou tática de marketing: eventos, conteúdo, mídia paga, etc etc etc. Depende de você ;) 

👓️Tempo de escrita: 10 horas (+ as entrevistas)
✍️Tempo de leitura: 27 minutos
📰Na última edição: 3 ideias para competir contra grandes empresas 🦍 

Nessa edição você vai ler:

Assine para continuar lendo :)

O conteúdo é grátis - mas apenas para assinantes da newsletter. Se junte a nós!

Already a subscriber?Sign In.Not now