- Growth Insight
- Posts
- 3 ideias para competir contra grandes empresas
3 ideias para competir contra grandes empresas
Um gorila de 250kg domina seu mercado, o que fazer para derrubá-lo?
Na edição anterior: Criatividade é conectar os pontos: como fazer mais com menos no seu marketing
Se você fundou ou trabalha em um startup, é provável que tenha um ou mais competidores consolidados - chamados incumbentes.
Essas empresas têm recursos, experiência e autoridade de sobra. O enfrentamento direto tende a terminar com a startup fora de cena - somente 1 em cada 4 sobrevivem cinco anos.
Não há - e nunca haverá - um playbook definitivo para vencer nesses mercados, então o que fazer?
Essa edição apresenta uma perspectiva ampla, e ainda assim muito prática, sobre erros e acertos em três tópicos fundamentais: posicionamento, mensagem e competição.
Nessa edição:
Sua startup contra um gorila de 250kg
Erros e acertos em Posicionamento
Erros e acertos em Mensagem
Erros e acertos em Competição
Tempo para escrever: 7 horas
Tempo de leitura: 16 minutos
Geralmente as startups adentram a arena com seus sonhos e indignações e se deparam com um gorila de 250 quilos cheio de dinheiro, experiência e autoridade.
As emocionantes histórias de sucesso de algumas startups ocultam o resultado mais comum desse conflito: 74% das startups brasileiras fecham após 5 anos.
Incumbente vendo você apagar as luzes depois de passar anos chamando ele de ultrapassado.
Raramente conseguimos identificar com clareza quais elementos tiveram papel mais substancial no sucesso de uma empresa. Mesmo benchmarks e estudos de caso capturam apenas um angulo da história.
Ainda assim, você é o desafiante na arena.