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Diversificação de canais em 5 etapas [+framework]

Como reduzir incertezas e gerar mais resultados com novos canais de aquisição

A maioria dos profissionais da área se orgulha por listar todos os canais de aquisição de cabeça, mas comete sempre os mesmos erros ao escolher e diversificar seus canais de aquisição.

Nesta edição abordamos o tema a partir de um processo de cinco etapas e um framework que te permite substituir o feeling (e a ansiedade) por dados para uma melhor tomada de decisão.

Nessa edição:

  • Os problemas da diversificação e canais

  • 5 etapas para diversificar como expert

  • Framework das 4 perguntas

Tempo para escrever: 6 horas | Tempo de leitura: 14 minutos

Pergunte para os executivos de uma empresa o que eles mais querem e a resposta - quase - unânime vai ser mais clientes.

A resposta à essa demanda vem em muitas formas e sabores a depender da estratégia de go-to-market da sua organização, mas na maioria dos casos o playbook de aquisição passa por marketing/growth.

A maioria dos profissionais da área se orgulha por listar todos os canais de aquisição de cabeça - habilidade irrelevante desde a criação da internet -, mas possui um arsenal limitado para estabelecer prioridades e diversificação progressiva.

Shotgun ou Spray and Pray: mais sorte que juízo

Tão limitado que eu acredito que a maioria das empresas encaixa sua abordagem aos canais de aquisição dentro de dois modelos: shotgun approach ou spray and pray.

O shotgun approach é equivalente ao tiro de escopeta: muito poderoso, não requer foco, e cobre uma grande área. O objetivo dos “caçadores” com essa ferramenta não é acertar uma presa, é acertar qualquer presa.

O spray and pray tem um funcionamento similar, faz-se um pouquinho de cada coisa e torce para o resultado aparecer. Profissionais se limitam à superfície dos canais e dependem da sorte para entregar os números.

Marketoonist

É possível abordar o tema de forma mais pragmática, explorando conceitos e um framework simples que te permite substituir o feeling (e a ansiedade) por sinais que indicam a hora certa de se abrir para novas possibilidades.

O funcionamento dessas etapas não depende do tempo ou do orçamento disponível, validar um conjunto de conceitos é mais importante do que a quantidade de dinheiro que alguém pode gastar em social ads.

As etapas da diversificação

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