- Growth Insight
- Posts
- Diversificação de canais em 5 etapas [+framework]
Diversificação de canais em 5 etapas [+framework]
Como reduzir incertezas e gerar mais resultados com novos canais de aquisição
Na edição anterior: Arroz com Feijão: o checklist de marketing básico e necessário
A maioria dos profissionais da área se orgulha por listar todos os canais de aquisição de cabeça, mas comete sempre os mesmos erros ao escolher e diversificar seus canais de aquisição.
Nesta edição abordamos o tema a partir de um processo de cinco etapas e um framework que te permite substituir o feeling (e a ansiedade) por dados para uma melhor tomada de decisão.
Nessa edição:
Os problemas da diversificação e canais
5 etapas para diversificar como expert
Framework das 4 perguntas
Tempo para escrever: 6 horas | Tempo de leitura: 14 minutos
Pergunte para os executivos de uma empresa o que eles mais querem e a resposta - quase - unânime vai ser mais clientes.
A resposta à essa demanda vem em muitas formas e sabores a depender da estratégia de go-to-market da sua organização, mas na maioria dos casos o playbook de aquisição passa por marketing/growth.
A maioria dos profissionais da área se orgulha por listar todos os canais de aquisição de cabeça - habilidade irrelevante desde a criação da internet -, mas possui um arsenal limitado para estabelecer prioridades e diversificação progressiva.
Shotgun ou Spray and Pray: mais sorte que juízo
Tão limitado que eu acredito que a maioria das empresas encaixa sua abordagem aos canais de aquisição dentro de dois modelos: shotgun approach ou spray and pray.
O shotgun approach é equivalente ao tiro de escopeta: muito poderoso, não requer foco, e cobre uma grande área. O objetivo dos “caçadores” com essa ferramenta não é acertar uma presa, é acertar qualquer presa. | O spray and pray tem um funcionamento similar, faz-se um pouquinho de cada coisa e torce para o resultado aparecer. Profissionais se limitam à superfície dos canais e dependem da sorte para entregar os números. |
Marketoonist
É possível abordar o tema de forma mais pragmática, explorando conceitos e um framework simples que te permite substituir o feeling (e a ansiedade) por sinais que indicam a hora certa de se abrir para novas possibilidades.
O funcionamento dessas etapas não depende do tempo ou do orçamento disponível, validar um conjunto de conceitos é mais importante do que a quantidade de dinheiro que alguém pode gastar em social ads.