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Como utilizei AI para acelerar meu onboarding como CRO

Um guia prático para o uso de AI além de pesquisas e imagens ao estilo Ghibli

A inteligência artificial faz parte da vida da população mundial e foi adotada por muitas pessoas - principalmente de marketing e leitores da growth insight -, mas muitos ainda tratam o ChatGPT como um buscador 2.0 ou mero plagiador dos estúdios Ghibli (eu fiz o meu, óbvio).

As aplicações da IA são imensas e este que vos escreve está longe de ser um especialista no assunto, por isso a ambição dessa edição é mostrar como incorporar a IA ao seu dia a dia de forma muito simples, muito prática e muito impactante.

Esse foi outro uso de IA que me beneficiou essa semana

🧠 Tempo para escrever: 4 horas
📖 Tempo de leitura: 10 minutos
✍️ Na última edição: PLG, cross-sell e expansão global: como a HubSpot escalou após o IPO

Hey, hey, hey! Você tá por dentro do Marketing Shots?

A Faster, em parceria com a Growth Insight (a.k.a. essa newsletter que você adora), Exame e #M15, acaba de lançar o Marketing Shots, um estudo que reúne dados e análises de líderes do setor, e oferece uma visão aprofundada sobre os desafios e estratégias atuais das marcas.

(E que inclusive conta com a participação minha e do Collins).

Aqui estão alguns dos insights do material, que te ajuda a tomar decisões baseadas na opinião de quem trabalha com marketing no dia a dia.

  • Mais de 50% dos times terceirizam funções de marketing;

  • Branding + performance é a aposta de mais de 60% dos profissionais;

  • Um em cada quatro profissionais prioriza a geração de leads e vendas.

Para ter acesso ao estudo completo, te convido a se inscrever a partir do link nos comentários.

Nessa edição você vai ler:

Passo 01: AI Voice-to-text (Plaud)

O primeiro passo para colocar esse plano em prática foi escolher uma ferramenta capaz de gravar e transcrever minhas reuniões com as pessoas-chave da empresa.

As opções mais tradicionais vão te levar por dois caminhos:

  1. Gravar suas reuniões com um gravador comum e utilizar esse arquivo como input na IA de sua preferência.

  2. Utilizar diretamente uma IA de notetaking, como o Fireflies, que seja capaz de resumir o conteúdo da conversa.

O caminho #1 não vai funcionar porque o ChatGPT-4 possui um limite de 128.000 tokens (cerca de 90.000 palavras) que poderão ser utilizadas como contexto. A transcrição de uma única conversa de 1h48 tinha mais de 25.000 palavras e, segundo estimativas do próprio ChatGPT-4.5, aproximadamente 32.000 tokens.

Utilizar a transcrição completa é, portanto, ineficiente, pois limitaria seu contexto a 4 ou 5 reuniões. Neste case eu utilizei o conteúdo de 13 reuniões.

O que nos leva ao caminho #2: transformar a transcrição em resumo, buscando extrair os principais pontos de cada conversa e utilizando isso como input em uma IA parruda.

O problema dessa abordagem é que ferramentas como o Fireflies são excelentes para resumir uma conversa em pontos principais. O output usual se parece com isso:

Mas essa abordagem é pouco eficaz quando o objetivo é extrair insights de uma conversa estratégica. De forma geral, essas IAs são boas em listar o que foi dito, mas falta poder de processamento para “raciocinar” sobre o conteúdo.

É por isso que eu escolhi o Plaud como solução voice-to-text.

Diferente das IAs tomadoras de nota, o Plaud não é apenas software, mas também um hardware que grava, transcreve e sumariza arquivos em áudio para texto.

Foto tirada nessa quinta-feira, 00h27

Eu gosto de descrever o Plaud como o hardware “thought-to-text”. Meu principal caso de uso de conversar com o gadget ao longo dos dias, combinar os arquivos onde falo sobre temas similares e solicitar um resumo.

A grande diferença é que esse cartão utiliza o Claude 3.5 ou GPT-4o ou GPT-o3-mini para processar seu conteúdo, e para uma identificar a melhor forma de interpretar o áudio em questão, ele possui prompts personalizados para cada tipo de arquivo: seja uma ligação de vendas, uma reunião, palestra, aula e até mesmo consultas médicas.

Tudo isso em 112 idiomas, sem a necessidade de tradução.

Com isso ele entrega os tradicionais bullet points, mas também conclusões para cada tópico discutido na reunião, lista de tarefas que foram combinadas e até mesmo uma seção de recomendações da IA:

Com o Plaud, minhas 13 reuniões utilizadas como contexto na próxima etapa utilizam entre 58.000 e 63.000 tokens, uma economia de aproximadamente 75% versus utilizar a transcrição diretamente no ChatGPT.

Embora divertido e até relevante, ainda não chegamos ao principal valor dessa abordagem, o que nos leva à segunda etapa desse processo.

(Isso não é um publi, eu só adoro a ferramenta mesmo)

Passo 02: Projeto no ChatGPT

No ChatGPT, projetos nada mais são do que uma forma de agrupar arquivos e conversas e estabelecer instruções específicas que a IA deve seguir.

Os projetos são excelentes para contextualizar a IA com o conteúdo correto - e eu não consigo enfatizar a importância e o impacto do contexto na qualidade das respostas - por isso duas funcionalidades são essenciais aqui: adicionar arquivos e adicionar instruções

Adicionar arquivos: com um limite de 20 arquivos por projeto, você deve entender que esse não é um repositório infinito de materiais, mas sim uma biblioteca de documentos essenciais para otimizar o trabalho da IA.

No meu caso eu subi 4 tipos diferentes de materiais: as 13 transcrições criadas com o Plaud; o deck de estratégia 2025-26; o brandbook da STLFLIX e alguns documentos compartilhados comigo pela diretoria, somando 19 arquivos.

Adicionar instruções: você possui 8.000 caracteres para personalizar a forma como o ChatGPT deve responder aos seus prompts. Recomendo que suas instruções contenham 4 tipos de orientações:

  1. Contexto profissional: explique qual é o seu trabalho/profissão para que ele ajuste as respostas levando a sua expertise em consideração. Também estabeleça um papel para sua IA (programador? advisor? CMO?)

  2. Contexto do produto/serviço: explique o que a empresa faz para que ele considere esse contexto na resposta, informe coisas como o nome da empresa e do produto, a descrição do público alvo, as principais features, a proposta de valor, as métricas que você utiliza para definir sucesso, as alternativas competitivas do negócio e os seus principais stakeholders.

  3. Tom e estilo: descreva o estilo de comunicação que a IA deve adotar, se o tom é mais sério ou descontraído, mais factual ou exploratório?

  4. Formatação: explique como você deseja que a resposta seja construída. Texto longo ou curto? Tabelas? PDFs?

  5. Do's & Dont's: aproveite para estabelecer algumas regras que a IA deve seguir ao responder suas perguntas, como o idioma no qual ela deve responder, que tipo de resposta ela deve evitar (por exemplo, AI warnings, onde a IA informa que é uma IA/LLM e por isso blablabla…)

Com essas instruções você ganhará eficiência na hora do prompt dos chats ao mesmo tempo que promove contexto adequado para as respostas.

Passo 03: Prompt (copiado do CEO da OpenAI)

Todo mundo já sabe que fazer bons prompts é fundamental para maximizar o retorno sobre IA. Eu não sou nenhum Prompt Engineer, então copiei o modelo de Greg Brockman, CEO da OpenAI.

Essa estrutura foi pensada para otimizar o ChatGPT-o1, um modelo focado em raciocínio e ideal para tarefas complexas (utilize o modelo o3 caso seja usuário do Plus) e consiste em 4 partes: objetivo, formato, pontos de atenção e contexto.

Nesse prompt, mais uma vez o contexto é rei e a parte context dump sendo reiteradamente reforçada como a mais importante da estrutura.

Utilizando esse prompt, eu me aprofundei muito nos negócios:

  1. Criei um plano para meus próximos 60 dias

  2. Mapeei os principais youtubers e creators do meu segmento no Brasil, Estados Unidos e Europa

  3. Criei um plano completo que visa reduzir o churn em 30% nos próximos 2 meses - com benchmarks, plano tático, cronograma de implementação das iniciativas, briefing tático para cada uma das áreas envolvidas, desdobramento em métricas e uma recomendação dos primeiros fluxos de automação para onboarding e reengajamento de usuários dormentes.

  4. Mapeei o ecossistema da impressão 3D, considerando competidores, fabricantes de impressoras, de filamentos, creators, potenciais concorrentes - esse documento eu compartilho como exemplo na seção exclusiva para membros.

Bônus 1: Debata (literalmente) com o ChatGPT

Uma atualização recente permite que você literalmente converse com o ChatGPT, enviando e recebendo áudios. Você pode escolher entre 10 diferentes personalidades, desde o calmo e afirmativo Spruce até a sarcástica e entediada Monday.

E o melhor, você pode conversar com o ChatGPT a partir dos seus projetos, garantindo que ele levará em consideração suas instruções e arquivos como contexto para a resposta.

App ChatGPT

Bônus 2: Documento do mapeamento do ecossistema feito por IA

Esse documento foi 100% criado por IA, inclusive o PDF em si. Como ele é um documento particular da empresa, compartilho exclusivamente com os assinantes premium da newsletter. O prompt utilizado foi…

Qual a nota dessa edição?

(pessoas educadas respondem)

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