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PLG, cross-sell e expansão global: como a HubSpot escalou após o IPO
Do CRM gratuito às aquisições estratégicas e choque na cultura: as novas alavancas de crescimento da companhia - parte 3 do Deep Dive
Bonjour, bonjour
Hoje vamos aprender um monte de PLG, expansão via modelo freemium, o impacto que o cross-sell tem na base de clientes, e mais.
O estudo de caso sobre a Hubspot chega à sua parte 3 (a penúltima desse Deep Dive"!)
Na edição de hoje, vamos abordar como eles cresceram logo após o IPO em 2014 até meados de 2021.
O recorte engloba a expansão da companhia, o crescimento inorgânico com mais M&A’s que foram a origem de novos produtos, e mudanças na estratégia de go-to-market.
Essa edição é mais uma da série que chamamos de Deep Dive. É quando trabalhamos em cima de um tema com mais profundidade do que o usual (que já é parrudo).
Quick recap:
Na primeira edição do especial (aberta ao público geral) tratamos dos primeiros anos da Hubspot (2005 a 2009) e decupamos duas alavancas principais de crescimento:
A engenharia de marketing aplicada no Website Grader
Blog, conteúdo e o nascimento da “seita inbound”
💡 Aplicando o que eu aprendi: inspirado no Website Grader, construí uma ferramenta na Company Hero que faz um diagnóstico grátis do CNPJ do usuário, para ver se o pMEI tem pendências. Se liga aqui.
O artefato já gerou algumas centenas de leads e dezenas de clientes para a scale-up - apontando como um canal viável para a venda do plano recorrente para deixar o MEI sempre em dia.
A segunda edição mostrou que os canais anteriores seguiram crescendo de 2010 a 2014, mas a companhia decidiu apostar em novas avenidas para atingir a escala:
Parcerias e agências como canal de aquisição
Certificações e educação como formação de mão de obra qualificada
Aquisições originando novos produtos
Se você perdeu as edições anteriores, pode conferir aqui:
O nascimento do Inbound e as primeiras alavancas (2006-2010) 🔓
Educando o mercado e parcerias para crescer até o IPO (2010-2014) 🔒
Disrupted, expansão global e novos produtos para dominar (2015-2021) 🔒
AI, Flywheel, o “novo conteúdo” e como eles crescem hoje (2020-2025) ⌛
Aos que ainda não são Assinantes Premium:
Como vocês também merecem uma leitura de qualidade para embalar a quinta-feira de trampo, selecionei mais dois artigos do nosso arquivo que foram muito bem avaliados, mas você talvez não tenha visto.
Na linha de Gestão e Liderança da última semana:
E outro case aberto que temos é o do Notion. Na semana que vem voltamos com mais uma edição aberta, fresquinha no teu inbox.
🧠 Tempo para escrever: 6 horas
📖 Tempo de leitura: 18 minutos
✍️ Na última edição: Fuel-Engine: o framework que usei para estruturar meu time
Comentário da última edição:
Nessa edição você vai ler:
A foto do Hubspot batendo o sininho da NYSE. E um cara de calças novas.
Pós-IPO: crescimento acelerado e… calças
Estamos em outubro de 2014. Um nerd indiano introvertido chamado Dharmesh precisa vestir suas calças. Surpresa.
Mas não pode ser o seu jeans surrado de todos os dias. Precisa ser uma calça de alfaiataria. Ele também coloca óculos escuros com armação laranja.
É um dia diferente.

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