• Growth Insight
  • Posts
  • Hubspot: como nasceu e cresceu a gigante do inbound

Hubspot: como nasceu e cresceu a gigante do inbound

Parte 1 do Deep Dive mostra como foi a fundação da companhia de inbound marketing: objetivo é mostrar diferentes alavancas de growth a cada fase de crescimento

Nas últimas semanas, circulou pela internet uma imagem “chocante” de um gráfico de acessos ao blog e sites da Hubspot. Mostra que eles perderam quase 80% do tráfego orgânico em 2024

Imagem do Ahrefs mostra o desempenho do blog da Hubspot: queda vertiginosa em 2024.

Os dados foram originalmente tirados do Ahrefs!, ferramenta de análise de SEO, e depois confirmados no SEMRush e outras similares. 

Embora sejam estimativas (os números oficiais só a companhia tem acesso), esses números apresentam um alto grau de confiabilidade.

Como todo combo de pessoa ou empresa famosa + queda vertiginosa na performance… as redes sociais viraram um mar de “hot takes🌶️sobre a empresa e sobre múltiplas estratégias de marketing.

A internet não perdoa, né. 

Já partiram para decretar que o SEO morreu, que o Marketing de Conteúdo morreu, que a AI dominou o mercado e acabou com tudo, e que a Hubspot está fadado à falência. 

Galera é meio emocionada. Calma, turma. A preocupação foi tanta em jogar uma opinião polêmica que esqueceram de olhar de novo para os fundamentos.

Um gráfico caindo não é a prova cabal de que tudo foi para o espaço. Na verdade, no caso da Hubspot, muito pelo contrário.

A receita só cresceu no período, avançando 20% no Q4 de 2024 em comparação a 2023, e com um crescimento acumulado de 31% por quarter desde 2019. Não é pouca coisa. 

A movimentação positiva na receita afetou a cotação das ações da Hubspot da Bolsa. Ao mesmo tempo em que perdia 80% do tráfego orgânico no blog, as ações da martech… se valorizaram na casa de 2 dígitos. Não é assim tão catastrófico, é?

Direto do site de Relações com Investidores, o gráfico bonitinho de crescimento trimestral

Cotação das ações da Hubspot em fev/2025

Um lembrete: esta newsletter não pode nem tem a intenção de recomendar nenhum tipo de investimento. Citamos ações e empresas listadas apenas como observação de negócios e para explicar o racional. 

- Att, autores sem licenças do mercado financeiro

Como uma empresa que vê um declínio tão forte em um dos seus maiores canais consegue crescer assim? A lição está no entendimento da maturidade dos canais de aquisição e na estratégia de distribuição.

Se quiser começar pela conclusão dessa fofoca, assista este vídeo do Kipp Bodnar e do Kieran Flanagan (CMO e SVP da Hubspot, respectivamente - e dois dos marketers que eu mais admiro).

Eles comentaram o caso e abriram a porteira de como a companhia faz marketing e vendas no Marketing Against The Grain (da Hubspot Podcast Network).

Também encontrei algumas análises mais detalhadas e racionais aqui, aqui e aqui (este último é especial, eu adoro o Rand Fishkin).

Mas esta não é uma newsletter sobre SEO nem o impacto do tráfego na receita. 

Na verdade, eu vou usar esse caso como inspiração para o primeiro Deep Dive de 2025.

Sobre o Deep Dive🤿 

Essa série que chamamos de Deep Dive ocorre uma vez a cada um ou dois meses, e é quando trabalhamos um tema com bem mais profundidade, geralmente envolvendo mais de uma edição e algo entre 10 e 15 mil palavras ao todo.

O conteúdo completo é reservado apenas aos assinantes Premium. A gente deixa a primeira edição da série aberta por 15 dias para dar um “gostinho de quero mais”

Como a Hubspot consegue clientes? 

No mergulho deste mês, vamos falar de como a Hubspot criou um império em CRM e automação de marketing, detalhando cada passo da sua estratégia de crescimento, desde o início até os dias de hoje. 

Um ponto legal no case é que os canais são cumulativos: podem até ganhar ou perder relevância, mas não “zeram” - ou seja, mesmo a estratégia de SEO que está “apanhando” continua tendo um papel na aquisição de clientes. 

Teremos um especial dividido em 4 partes, a primeira dela já nas próximas linhas. O que vamos abordar em cada edição: 

  • O nascimento do Inbound e as primeiras alavancas (2006-2010)

  • Educando o mercado e parcerias para crescer até o IPO (2010-2014)

  • Disrupted, expansão global e novos produtos para dominar (2015-2020)

  • AI, Flywheel, o “novo conteúdo” e como eles crescem hoje (2020-2025)

Lembre-se: as próximas serão só para os assinantes Premium.

🧠 Tempo para escrever: 7 horas
📖 Tempo de leitura: 14 minutos
✍️ Na última edição: Bad copy, good copy: guia para criar mensagens vendedoras

Comentários da última - 84% de votos em nota 9-10🔥😀 

Nessa edição você vai ler:

Assine para continuar lendo :)

O conteúdo é grátis - mas apenas para assinantes da newsletter. Se junte a nós!

Already a subscriber?Sign In.Not now