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Hubspot: como nasceu e cresceu a gigante do inbound
Parte 1 do Deep Dive mostra como foi a fundação da companhia de inbound marketing: objetivo é mostrar diferentes alavancas de growth a cada fase de crescimento
Nas últimas semanas, circulou pela internet uma imagem “chocante” de um gráfico de acessos ao blog e sites da Hubspot. Mostra que eles perderam quase 80% do tráfego orgânico em 2024.

Imagem do Ahrefs mostra o desempenho do blog da Hubspot: queda vertiginosa em 2024.
Os dados foram originalmente tirados do Ahrefs!, ferramenta de análise de SEO, e depois confirmados no SEMRush e outras similares.
Embora sejam estimativas (os números oficiais só a companhia tem acesso), esses números apresentam um alto grau de confiabilidade.
Como todo combo de pessoa ou empresa famosa + queda vertiginosa na performance… as redes sociais viraram um mar de “hot takes🌶️“ sobre a empresa e sobre múltiplas estratégias de marketing.
A internet não perdoa, né.
Já partiram para decretar que o SEO morreu, que o Marketing de Conteúdo morreu, que a AI dominou o mercado e acabou com tudo, e que a Hubspot está fadado à falência.
Galera é meio emocionada. Calma, turma. A preocupação foi tanta em jogar uma opinião polêmica que esqueceram de olhar de novo para os fundamentos.
Um gráfico caindo não é a prova cabal de que tudo foi para o espaço. Na verdade, no caso da Hubspot, muito pelo contrário.
A receita só cresceu no período, avançando 20% no Q4 de 2024 em comparação a 2023, e com um crescimento acumulado de 31% por quarter desde 2019. Não é pouca coisa.
A movimentação positiva na receita afetou a cotação das ações da Hubspot da Bolsa. Ao mesmo tempo em que perdia 80% do tráfego orgânico no blog, as ações da martech… se valorizaram na casa de 2 dígitos. Não é assim tão catastrófico, é?
Direto do site de Relações com Investidores, o gráfico bonitinho de crescimento trimestral | Cotação das ações da Hubspot em fev/2025 |
Um lembrete: esta newsletter não pode nem tem a intenção de recomendar nenhum tipo de investimento. Citamos ações e empresas listadas apenas como observação de negócios e para explicar o racional.
Como uma empresa que vê um declínio tão forte em um dos seus maiores canais consegue crescer assim? A lição está no entendimento da maturidade dos canais de aquisição e na estratégia de distribuição.
Se quiser começar pela conclusão dessa fofoca, assista este vídeo do Kipp Bodnar e do Kieran Flanagan (CMO e SVP da Hubspot, respectivamente - e dois dos marketers que eu mais admiro).
Eles comentaram o caso e abriram a porteira de como a companhia faz marketing e vendas no Marketing Against The Grain (da Hubspot Podcast Network).
Também encontrei algumas análises mais detalhadas e racionais aqui, aqui e aqui (este último é especial, eu adoro o Rand Fishkin).
Mas esta não é uma newsletter sobre SEO nem o impacto do tráfego na receita.
Na verdade, eu vou usar esse caso como inspiração para o primeiro Deep Dive de 2025.
Sobre o Deep Dive🤿
Essa série que chamamos de Deep Dive ocorre uma vez a cada um ou dois meses, e é quando trabalhamos um tema com bem mais profundidade, geralmente envolvendo mais de uma edição e algo entre 10 e 15 mil palavras ao todo.
Já fizemos séries sobre a estratégia de crescimento do Notion, a transformação no marketing de Conteúdo, como preparar sua carreira para o próximo passo, e como fazer uma estratégia de PR e imprensa.
O conteúdo completo é reservado apenas aos assinantes Premium. A gente deixa a primeira edição da série aberta por 15 dias para dar um “gostinho de quero mais”.
Como a Hubspot consegue clientes?
No mergulho deste mês, vamos falar de como a Hubspot criou um império em CRM e automação de marketing, detalhando cada passo da sua estratégia de crescimento, desde o início até os dias de hoje.
Um ponto legal no case é que os canais são cumulativos: podem até ganhar ou perder relevância, mas não “zeram” - ou seja, mesmo a estratégia de SEO que está “apanhando” continua tendo um papel na aquisição de clientes.
Teremos um especial dividido em 4 partes, a primeira dela já nas próximas linhas. O que vamos abordar em cada edição:
O nascimento do Inbound e as primeiras alavancas (2006-2010)
Educando o mercado e parcerias para crescer até o IPO (2010-2014)
Disrupted, expansão global e novos produtos para dominar (2015-2020)
AI, Flywheel, o “novo conteúdo” e como eles crescem hoje (2020-2025)
Lembre-se: as próximas serão só para os assinantes Premium.
🧠 Tempo para escrever: 7 horas
📖 Tempo de leitura: 14 minutos
✍️ Na última edição: Bad copy, good copy: guia para criar mensagens vendedoras
Comentários da última - 84% de votos em nota 9-10🔥😀
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