Esse episódio é para quem já cansou de ouvir sobre a importância do Product-Market Fit, mas nunca viu provas de que ele realmente faz tanta diferença. Afinal, a maioria dos founders afrouxa o conceito e tem muita gente crescendo mesmo assim.

Esse episódio do Growth Insight Podcast mergulha muito mais fundo em Product Market Fit, incluindo frameworks práticos, casos reais de empresas brasileiras e internacionais, e discussões sobre como medir e otimizar PMF de forma sistemática.

Insights do episódio

Nesse episódio, você vai ouvir:

  • Você não precisa de PMF para crescer

  • O papel do momentum e velocidade na percepção de PMF

  • A jornada de diferentes modelos de negócio (B2B, B2C, marketplace) até PMF

  • Como usar o Sean Ellis Test para medir PMF de forma quantitativa

  • Sinais qualitativos e quantitativos de que você está (ou não) no caminho certo

  • O processo de 4 etapas para otimizar PMF sistematicamente

  • PMF está cada vez menos permanente, mais temporário

  • Por que PMF é diferente de Problem-Solution Fit e quando focar em cada um

  • O papel do marketing na busca por PMF (com e seu apoio estratégico)

Insight 1: "Hipótese de valor" é mais importante que PMF, mas ninguém fala sobre isso.

Product-market fit sempre foi descrito como algo que "você sente quando acontece", uma definição frustrante para quem precisa construir uma empresa.

Antes de Marc Andreessen popularizar o termo, Andy Rachleff introduziu o conceito de hipótese de valor, composta por três elementos:

POR QUE o usuário usaria seu produto (a dor específica que você resolve), em QUAL mercado (a audiência específica que tem essa dor), e com qual MODELO DE COBRANÇA (como você monetiza essa solução).

Quando você prova que esses três elementos funcionam juntos de forma consistente - você tem Product Market Fit.

“O artigo mais famoso do mundo sobre PMF (only thing that matters) é inspirado numa frase de Andy Rachleff”

Felipe Witt

Insight 2: Você não precisa de PMF pra crescer

O discurso tradicional é de que "sem PMF você não é nada, sua empresa vai morrer e você não vai ter sucesso”.

Mas nesse episódio jogamos luz numa verdade inconveniente que ninguém quer admitir: empresas crescem, vendem bem e faturam milhões sem nunca terem discutido PMF.

O fato é: você não precisa de PMF para vender e ficar rico. Você não quebra quebra automaticamente sem PMF.

Então porque todo mundo paga pau pra esse conceito? Quais são as consequências (sutis ou devastadoras) de ignorá-lo?

“Não é que você não tem PMF e você automaticamente quebra, mas você tem uma empresa mais frágil."

Felipe Collins

Insight 3: Ignore seus clientes (a maioria deles)

Apresentamos um framework com uma ideia contraintuitiva: ignorar os clientes que estão insatisfeitos.

Quando você faz a pesquisa de PMF e pergunta "como você se sentiria se não pudesse mais usar nosso produto?", três grupos emergem: os muito decepcionados, os pouco decepcionados, e os indiferentes.

A maioria das pessoas transforma todos os comentários em um roadmap de melhorias para cobrir os gaps. É assim que se mata um produto.

A opinião de quem é indiferente à existência do seu produto não é feedback, é ruído.

Um dos primeiros desafios de uma empresa bem sucedida é resistir à aceitação geral para buscar a admiração de um público específico.

"E o talento está em ignorar o resto… Esse tipo de feedback pode ser ruído para a tua operação. Ele é desvio da tua atenção"

Felipe Collins

Torne-se expert em Product-Market Fit com esses conteúdos e referências:

Qual a nota dessa edição?

(pessoas educadas respondem)

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