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Agile Marketing: como escolher o jeito certo de organizar o time
Scrum, Kanban, Lean e como usar Agile em marketing e growth
Prazos mais curtos, equipes mais enxutas, mais necessidade de execução e testes, mais ferramentas para ajudar na produtividade, mais complexidade no trabalho: o cenário do mercado é cada vez mais caótico.
Organizar esforços com essa movimentação toda pode ser desafiador, mas talvez a resposta para Marketing esteja logo ali do lado, em produto e tecnologia.
Um tal de método ágil. Bastante usado em Produto e Tech.
Hoje você vai descobrir o que é, como e onde usar, e como começar a usar princípios e métodos ágeis em marketing - vamos muito além do operacional, e dá para se virar independente se o melhor para você é Scrum, Kanban ou qualquer outro jeito.
Tudo começa no Manifesto Ágil.
Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas
Software em funcionamento mais que documentação abrangente
Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
Responder a mudanças mais que seguir um plano
Se você tiver que pausar sua leitura agora, já vou entregar os princípios fundamentais de Agile Marketing, uma adaptação do original:
Foco no cliente e em entregar valor
Flexibilidade e capacidade de adaptação
Colaboração entre equipes e com stakeholders
Decisões baseadas em dados e métricas
Transparência em processos e comunicação
Melhoria contínua via feedback e iterações
Fazer mais, melhor e mais rápido. Com menos.
Agora, se você tiver mais alguns minutos, se prepara que vem coisa boa.
🧠 Tempo para escrever: 8 horas (a ironia: eu tive uma ideia e refiz tudo!)
📖 Tempo de leitura: 19 minutos
✍️ Na última edição: SLG, MLG, PLG: como identificar o melhor go-to-market
Depoimento da última edição:
“Fala Felipe, tudo na paz? Talvez essa mensagem nunca chegue mas queria deixar parabéns por material de GTM cara, sensacional!
Se todos os decisores de empresas de tecnologia tivessem essa clareza, ia facilitar infinitamente!”
Se você quer aparecer aqui, já sabe, né? É só nos responder este e-mail com um feedback ou comentário. A mensagem sempre chega :)
🔉 Falando em produto, tenho que recomendar: fiz um episódio bem legal de podcast do Product Gurus com o Paulo Chiodi. Dá o play depois.