- Growth Insight
- Posts
- O fim do fim dos cookies, e do marketing digital como conhecemos
O fim do fim dos cookies, e do marketing digital como conhecemos
O Google desistiu de matar os cookies. O que isso muda para a sua estratégia?
O Google anunciou na última semana que desistiu de matar os cookies de terceiros de dentro do Chrome. Isso é uma baita mudança para marketing e publicidade.
Era uma prioridade acabar com os “third-party cookies” dentro da companhia, que queria privilegiar a privacidade dos usuários e mudar a maneira como guardam registros para uma tecnologia mais avançada.
Depois de chutarem o prazo para frente em mais de duas oportunidades (o deadline inicial era em 2021!), o Google jogou a toalha e disse que não vai matar mais cookie nenhum, e sim tentar outra maneira - e não disse direito qual.
Para o mercado publicitário, é uma vitória no curto prazo. A mudança ia custar bem caro (mais sobre isso nas próximas linhas).
A desistência muda muita coisa. Ou nem tanta coisa assim?
Veremos nas próximas linhas.
A newsletter de hoje é sobre cookies, formas de mensuração e atribuição, e como você deveria pensar o seu marketing digital a partir de hoje.
Um agradecimento especial a Izabela Anholett, Eduardo Couto e Marcel Ghiraldini, que me ajudaram a construir essa edição.
👓️Tempo de escrita: 4 horas
✍️Tempo de leitura: 14 minutos
📰Na última edição: Eu odeio a carreira T-Shaped. Como progredir em Growth
Antes de começar, olha isso: investimos pelo menos 5~10 horas por semana para criar conteúdo original e de qualidade pra você.
Você pode nos ajudar com um par de cliques. É só compartilhar a newsletter.