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Como montar o time de marketing da sua startup
Perfil, competências, design organizacional, uso de agências e tudo o que você precisa para montar a sua máquina de crescimento
Criar o time inicial de marketing de uma companhia pode ser um desafio e tanto. Especialmente em startups. Então eu preparei um guia com tudo o que você precisa saber.
Aperta o cinto que nas próximas linhas começamos uma jornada intensa por como criar um time de marketing para uma startup.
Já fui o “first hire” de marketing por três vezes, duas como primeira pessoa “geral” e uma como primeiro líder. E já montei times de marketing partindo do zero outras cinco vezes (pois é!).
Então podemos dizer que eu (sou velho) já acertei e errei bastante fazendo isso.
Hoje uma das responsabilidades que tenho como CMO Fracional e Marketing Advisor é a de avaliar e ajudar a montar (ou remontar) as equipes dos meus clientes, indo desde o job description e organograma até ajudar a achar as pessoas certas.
Mas obviamente, não dá para se amparar só na minha experiência. Vocês estão lendo uma newsletter de quem é nerd, afinal. Então busquei algumas referências e benchmarks, tanto nacionais quanto gringos.
Os links estão no final do texto. Também conversei com algumas pessoas que eu confio para ver como eles fizeram. Enfim, adiante.
Essa edição é pra você que:
É fundador e quer começar a contratar em marketing
É CEO e viu que precisa mudar a composição do seu time
É líder de marketing e precisa aumentar o quadro
Quer entrar para trabalhar em uma startup.
Onde você trabalha?Queremos entender o perfil do assinante. Responde que você também vai ver como são os outros leitores :) |
🧠 Tempo para escrever: 8 horas
📖 Tempo de leitura: 21 minutos
✍️ Na última edição: Trabalho profundo: como prosperar em mundo distraído
Depoimento da edição anterior:
Sou mais um do time que tem TDAH. Tive meu diagnóstico aos 29 anos após um quase Burnout. O tratamento envolve uma ação multidisciplinar com psiquiatra, terapeuta, nutricionista, esporte, academia e religião.
Foi a partir do momento que eu parei de me adaptar aos padrões da sociedade/mercado de trabalho e passei a criar as regras que melhor funcionavam pra mim que a chave virou.
Mas uma das dicas que mais funcionaram para mim e que não costuma ser muito falado foi o de ter espaços para imprevistos na minha agenda.
Quanto mais regrado/produtivo é o meu calendário mais difícil é segui-lo, já que tem pouco espaço para erros e isso gera frustração (quem tem TDAH sabe do que eu estou falando).
Uma das coisas que faço com frequência e que me ajuda muito é deixar um slot de segurança de 1 hora por dia para as atividades planejadas, sendo assim, se eu for produtivo serei recompensado por isso e ganharei uma folga.
Por outro lado, se tiver algum imprevisto no meio do caminho (ex. Reunião atrasou, a demanda se mostrou mais complexa do que imaginado inicialmente, chefe ligou e pediu para priorizar) temos um espaço reservado para isso e não prejudica o todo.