• Growth Insight
  • Posts
  • O que fazer quando o seu CEO não acredita em Marketing?

O que fazer quando o seu CEO não acredita em Marketing?

Táticas e dicas para contornar o ceticismo, miopia ou teimosia da liderança que joga contra

“O meu CEO/líder não acredita em Marketing, o que eu faço?”

Se eu ganhasse um real a cada vez que escutasse essa frase… Não estaria milionário, mas teria um bom dinheirinho para torrar.

Essa é uma dor muito comum no nosso mercado, e tem várias versões.

Ousaria dizer que praticamente todo profissional que trabalha em Marketing já passou por isso. Seja em Comunicação, Branding, ou até Growth. Direto do muro das lamúrias:

  • “Meu CEO acha que Branding (ou insira aqui sua área) é desperdício”

  • “Minha chefe acha que marketing não funciona”

  • “Não consigo liberação nem verba para fazer nada”

  • “Eles acham que meu trabalho é apertar o botão de impulsionar”

No meu ponto de vista, não acreditar em Marketing é meio burro.

Estudo da McKinsey aponta que empresas que colocam marketing como core da sua estratégia têm o dobro de probabilidade de crescer 5 pontos percentuais a mais que os competidores por ano.

Mas óbvio que eu vou pensar isso: eu respiro Marketing todos os dias. O meu viés de disponibilidade está totalmente apontado para acreditar no que eu faço.

O que é bem diferente daquele teu chefe que não confia.

Você não está sozinho(a).

Na verdade, a probabilidade maior é te olhem meio torto mesmo.

Um estudo da Fournaise (2012) apontou que 80% dos CEOs dizem não confiar no trabalho de Marketing - enquanto 9 em cada 10 diz confiar em nos diretores de tecnologia, por exemplo.

CMO é o C-Level que menos fica na cadeira

Essa informação bate com um estudo de 2021 do Boathouse/GLG que mostra que só 32% dos CEOs confiam que as lideranças de Marketing irão fazer o negócio crescer.

Outra estatística correlacionada é que o tempo de mandato de um CMO no cargo é o menor entre todo o C-Level. Diz a Spencer Stuart (firma especializada de recrutamento e seleção) que um CMO dura em média 4,2 anos no cargo (dados de 2024 computados na Forbes 500). A mediana é ainda menor.

Bom, sozinho ou mal acompanhado, esse é um problema que você precisa resolver.

Na edição de hoje, quero te mostrar um pouco sobre como contornar essa resistência e ganhar a turma, um passo de cada vez.

Tem tática rápida que você mata em um dia, e tem comportamentos e melhoras relacionais que demoram meses.

Confia. Lê até o final.

Been there, done that.

🧠 Tempo para escrever: 6 horas
📖 Tempo de leitura: 19 minutos
✍️ Na última edição: Abandone as suas resoluções de Ano Novo

Quer aprofundar a discussão?

Vamos fazer um call com a turma do Growth Insight Premium na próxima semana para discutir um pouco mais os bits and bytes dessa arte milenar de ganhar a confiança da liderança para fazer marketing andar.

Já tivemos uma troca legal no WhatsApp exclusivo, falando sobre os desdobramentos dessas ações para Comunicação e Branding, por exemplo. E de facilidade de mensuração.

Não é live nem podcast, é papo entre amigos - com microfone aberto para todo mundo trocar ideia. Nada de gravação nem cinematografia, só a realidade e mentoria pura.

Nessa edição você vai ler:

Assine para continuar lendo :)

O conteúdo é grátis - mas apenas para assinantes da newsletter. Se junte a nós!

Already a subscriber?Sign In.Not now