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Growth Insight em 2024: uma retrospectiva rápida

Veja o que rolou no primeiro ano da newsletter de Collins e Witt - e espie o que vem por aí em 2025

Todo mundo pulando sete ondinhas e de ressaca da festa de Ano Novo. Espero que você tenha aproveitado o Reveillon e “que tudo se realize no ano que vai nascer”. 🌟 

O primeiro e-mail de 2025 no Growth Insight é a retrospectiva de 2024 desse projeto maravilhoso. Escrevo um pouco antes da virada, óbvio.

Mas como enviamos todas as quartas às 10h07, sem exceção, dá-lhe e-mail no primeiro dia da temporada. Constância.

🧠 Tempo para escrever: 3,5 horas
📖 Tempo de leitura: 10 minutos
✍️ Na última edição: Competências, Storytelling e Networking: seu plano de ação para mudar de carreira (aberto para todos só nesse link!)

Nessa edição você vai ler:

Passado e Presente

Tanto eu (Collins) quanto o Witt sempre quisemos fazer conteúdo com profundidade sobre marketing e growth. Adorávamos falar sobre, mas nunca tivemos consistência.

Quando tive o primeiro lampejo de criar uma newsletter, logo veio um “Tô com uma ideia na cabeça 👀“ do Witt no meu WhatsApp, e sacramentamos a ideia em um almoço ogro lá por Fevereiro. Este post aqui conta a história em detalhes (a foto é do almoço):

Também criamos uma marca legal em um processo bem diferente de branding, lançamos um Manifesto a favor do conteúdo com profundidade, e para mim o maior golaço: criamos um sólido combinado entre founders.

Sabemos que desavenças entre os fundadores são comuns e um dos fatores que mais mata startups, empresas e projetos como esse. Então desde o princípio colocamos um documento com as expectativas de cada um. Explicamos aqui os detalhes:

Então, desde a primeira edição semanal no dia 13 de Março, enviamos 42 edições.

Sem faltar uma semana sequer.

De lá para cá, foram 92,6 mil palavras escritas e publicadas (tirando as dessa edição). Se você fosse ler de uma vez só, demoraria de 10 a 12 horas.

Isso dá uma média de ~2,2 mil palavras por edição. E 101 mil impressões não está ruim!

É mais do que “Sapiens: uma breve história da humanidade”, do Yuval Harari.

É mais do que “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, da J.K. Rowling.

É quase “O Hobbit”, de J.R.R. Tolkien (95 mil - mais 2 edições!).

Saímos do zero, com um convite de “assina minha newsletter” para amigos e família, para um total de 4,7 mil assinantes. (que orgulho!) e 101 mil impressões.

Os principais canais de aquisição foram: LinkedIn (nos perfis pessoais de Collins e Witt), tráfego direto ao site, SEO (busca orgânica), e a ação com a Faster no RD Summit.

Os nossos números de abertura de e-mail e de clicks são superiores aos benchmarks de mercado. Diz o WeThrift que a taxa média de abertura de uma newsletter é de 34,23%, com uma taxa de 4,23% - dados de 2024.

Nós temos 48,5% de open rate e 7,7% de CTR. Eu acredito que uma audiência nichada, interessada e relativamente pequena contribui para esse número.

A origem dessas imagens é uma retrospectiva que o beehiiv, nossa ferramenta de e-mail, soltou.

Como crescemos de maneira bem regular (média de ~350-400 novos inscritos por mês + a ação em Outubro que rendeu mais 1900 assinantes), é natural que as edições enviadas no final do ano tenha tido mais audiência do que as do início da temporada.

Mas aqui eu tenho um motivo de orgulho competitivo (chupa, Witt!). Sou o autor das três edições de maior audiência no ano (combinando aberturas de e-mail e acessos ao site).

Você pode relembrá-las aqui:

Duas delas são parte de um especial sobre carreira, e a sobre Reputação rendeu até convite para uma palestra em evento com VCs e startups

Essa edição aqui sobre newsletters foi a edição com a maior taxa de clicks, e essas duas aqui sobre arroz-feijão, Go-To-Market e times de marketing, as com maior taxa de resposta e feedback.

Uma das editorias que deu certo e queremos continuar são os Deep Dives - quando vamos ainda mais fundo para analisar um canal, tática, estratégia ou empresa.

Esse conteúdo é tão bom e dá tanto trabalho de fazer que parte dele está restrito a assinantes Premium (e a parte que ainda não está… provavelmente ficará):

Bom, e além de todo o conteúdo que colocamos, a retrospectiva também coloca em análise os pontos principais do acordo entre fundadores.

  • Criamos para pessoas e não para algoritmos ✅

  • Fazemos conteúdo sério e profundo com um tom de voz divertido ✅ 

  • Temos liberdade para escrever sobre o que queremos ✅ 

  • Sentimos que estamos ensinando e ajudando pessoas a evoluir ✅ 

  • Não entramos em polêmicas ou clickbaits para gerar audiência ✅ 

  • Estamos construindo ótima reputação como asset de longo prazo ✅

  • Começamos a monetizar e criar produtos em torno do projeto ✅

  • Nos divertimos muito juntos fazendo isso - e escutando os feedbacks 💓 ✅

Valeu por 2024, Growth Insight!

Growth Insight do Futuro 🔮 

Uma palhinha do que vem por aí. Vamos começar com a certeza: você vai continuar recebendo e-mails nossos toda quarta-feira, às 10h07.

Sempre com um insight profundo sobre marketing, growth, produto, o universo tech ou a carreira que escolhemos traçar. Seguimos firmes e fortes.

O que NÃO queremos ⛔️

Saber o que não quer é tão importante quanto saber o que quer. A gente não tem um plano muito engessado para a Growth Insight, mas sabemos fundamentalmente do que devemos fugir em 2025 (e além).

  • Criar uma “escola de marketing” cheia de cursos e/ou lançamentos ⛔️

  • Virar uma “comunidade de growth” cheia de membros e mediação ⛔️

  • Lançar serviços tipo “agência” que demandem alto engajamento ⛔️

  • Sacrificar qualidade por publicidade para crescer ou rentabilizar em excesso ⛔️

Os modelos de negócio citados acima são bons. Eu mesmo fiz parte de todos antes: educação, comunidade, agência e empresa de mídia.

Nenhum preconceito contra eles aqui. “Tenho até amigos que são”.

Mas não é para onde vamos apontar.

Eles dão um trabalho descomunal e demandam uma expertise bastante específica. Provavelmente não encaixam como side job (os dois autores possuem “emprego primário” como diretores de marketing em startups).

Quem faz, já faz bem. Não precisa de mais um.

É melhor ter parcerias com gente que já é fera e está full-time em todas essas competências específicas desde a originação de clientes até a entrega de valor do que ser mais um nesse marzão.

Queremos manter o foco.

Growth Insight Premium 💫 

Uma das coisas que VAMOS fazer é reforçar a nossa assinatura Premium, que lançamos agora no meio de Novembro. Já temos +20 assinantes pagantes, mesmo com pouco esforço de marketing direcionado para isso.

Obviamente vamos continuar entregando muito valor de graça. Faz parte de quem somos. Mas em 2025, quem for Premium ganha:

  • Acesso a todo o conteúdo, antes de todo mundo

  • Materiais exclusivos (como o Canvas de Carreira)

  • Entrada no nosso grupo de WhatsApp para aprofundar a discussão

  • Encontros de mentoria coletiva mensal

  • Chance de participar dos conteúdos (news e podcast)

  • E outras coisinhas que estão no forno 🔥 

Podcast finalmente vem aí🎙️ 

Em 2025, finalmente sai do papel o projeto de podcast - videocast, na verdade.

Ainda não gravamos, mas garanto que a primeira temporada começa a ser publicada ainda em Q1. Já refinamos os ponteiros e definimos pautas e editorias.

Tem alguma inovação envolvida em tudo isso, com dois grandes formatos:

  • Um deles mais 1-on-1 abordando algum tema com maior especificidade

  • Um com convidado(s) para ampliar a discussão com experiência prática.

Inclusive, se a sua empresa quiser patrocinar as primeiras duas temporadas, é só me responder esse e-mail que eu mando o mídia kit e marco uma conversa.

Podcast também é um formato que permite bastante flexibilidade no desdobramento de conteúdo, então você pode esperar também resumos, transcrições, cortes em social media (será que finalmente sai do ar o perfil institucional?) e muito mais.

Estou empolgado!

Sua vez de participar 🎤 

Fiz toda essa retrospectiva e perspectiva, mostrando bastidores e próximos passos.

Agora quero ler e ouvir sobre você

Como o Growth Insight te ajudou em 2024?
O que devemos fazer em 2025?

Me responde esse e-mail!

As melhores respostas aparecerão nas próximas edições da newsletter.

Feliz Ano Novo! 💫 

E até a próxima quarta, às 10h07.

Qual a nota dessa edição?

(pessoas educadas respondem)

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